terça-feira, 15 de março de 2011

em frente ao mar

A gente em movimento: amor
A gente que enfrenta o mal
Quando a gente fica em frente ao mar
A gente se sente melhor...


(Nando Reis)


Já fazia algum tempo que eu estava querendo voltar a escrever aqui. Eu sempre digo que vou voltar e nunca volto. Mas agora resolvi de vez continuar. Escrever sempre me fez tão bem, então porque parar com uma coisa que me faz bem? Então, cá estou eu.

Pensei em vários temas que pudessem se encaixar nos assuntos que eu geralmente abordo aqui (música, cinema, seriados, livros) e dessa vez vou inovar. Água. Mar. Todos os dias quando estou indo para o trabalho, cruzo uma ponte sobre o Rio Capibaribe, e voltando, passo pela beira da praia de Boa Viagem, e nunca pensei que a água, o mar, pudesse me chamar tanto a atenção. Foi ai que eu me parei pra pensar na quantidade de músicas que envolvem essas duas coisas e escolhi essa, de Nando Reis, A Letra A.

Porém, não vou falar dela toda... mas de apenas uma frase: "Quando a gente fica em frente ao mar a gente se sente melhor." Isso é a mais pura verdade. Quem diria que logo eu seria uma admiradora fiel do mar. Cresci no sertão, e a coisa mais "parecida", digamos assim, com o mar que tem por lá é a lagoa que tem na casa do meu avô. Lembro que quando pequenininha, eu praticamente morava na casa de Vovô e Vovó, e sempre chamava minhas primas pra ir lá onde ficava a lagoa. Tão verdinha, cheia de plantinhas ao redor, e o sol quente de lá refletia nela, deixando a água brilhando, a a coisa mais linda. Sempre gostei tanto daquele lugar! Agora que fiquei mais velha e vim morar na capital, quando vou de férias para o interior, são raras as vezes que eu me lembro de ir lá... Claro que o tamanho do Rio Capibaribe e do mar da praia de Boa Viagem nem se comparam com o tamainho que é a lagoa da fazenda dos meus avós... Mas ultimamente, olhando pra eles, tenho me lembrado de lá como nunca.

Admito que eu passo longe de ser um exemplo de pessoa calma e serena. Mas como diz na música de Nando Reis (que por sinal é uma das minhas preferidas dele) quando eu fico em frente ao mar eu me sinto melhor. Fui à praia esses dias e só fiz constatar isso. Quando eu pego o ônibus para ir trabalhar, quando eu me sento, a primeira coisa que eu faço é tirar um livro da bolsa e começar a ler, mas sempre que passo pela ponte, paro e fico olhando o rio... juro que nem presto atenção na sujeira, fico só olhando pra água, e vendo os raios do sol refletirem nela, assim como na lagoa da fazenda dos meus avós. A mesma coisa é quando volto pela Avenida Boa Viagem, fico olhando pro mar, com aquele seu azul-esverdeado misturado com o laranja do pôr-do-sol. E me sinto bem. Como se eu pudesse me jogar naquela quantidade toda de água e relaxar, descansar, esquecer que os problemas existem, e ficar só curtindo aquilo. Se eu pudesse, seria sempre assim, pois eu sinto leve quando tenho meus momentos de olhar para o mar, para o rio, para a lagoa da casa dos meus avós.

Se todos pudessem parar para apreciar a beleza da água e como ela se encaixa tão bem na natureza, a vida com certeza não seria tão complicada. Diante da imensidão do mar, o que são nossos problemas? Se a grande maioria da humanidade escutasse Nando Reis e ficasse, pelo menos uma vez na vida, de frente ao mar, com certeza, se sentiriam melhor.


A Letra A (Nando Reis)

A letra A do seu nome abre essa porta e entra
Na mesma casa onde eu moro, na mesa que me alimenta
A telha esquenta e cobre quando de noite ela deita
A gente pensa que escolhe... se a gente não sabe, inventa!
A gente só não inventa a dor, a gente que enfrenta o mal
Quando a gente fica em frente ao mar a gente se sente melhor!
A abelha nasce e morre e a cêra que ela engendra
Acende a luz quando escorre da vela que me orienta
Apenas os automóveis sem penas se movem e ventam
Certeza é o chão de um imóvel... prefiro as pernas que me movimentam!
A gente em movimento: amor!
A gente que enfrenta o mal
Quando a gente fica em frente ao mar a gente se sente melhor!



Sim, eu tive a oportunidade de conhecê-lo. E deveria ter dito a influência das suas músicas na minha vida. Principalmente d'A Letra A. Simplesmente, Nando Reis. Um poeta!

P.S.: E eu vou dedicar esse post ao meu amigo Wolney. Ele foi uma das pessoas que mais me incentivou a voltar a escrever, e nesse tempo que fiquei parada, ficava sempre no meu pé: E o blog? Quando vai escrever denovo? Obrigada, Wolnas. Fico feliz em saber que você gosta de ler o que eu escrevo. Isso me dá força de vontade para continuar escrevendo! Um beijo grande!

7 comentários:

  1. Nossa, Tiné. Desconhecia esse seu lado mais tranquilo e observador :D Adorei o post!

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Karolzita! Tenho lá meus momentos :D

    ResponderExcluir
  3. A princípio eu já estava feliz pelo fato de você ter voltado a escrever. Mas, quando eu vi a dedicatória, a felicidade triplicou. =) =) =)

    E mais do que nunca me identifiquei nesse artigo pelo fato de ser do interior também e você sabe o quaaanto eu gosto do meu interior. No entanto, " Quando a gente fica em frente ao mar a gente se sente melhor!"...

    Parabéns Luíza, e reitero, não pare de escrever...

    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Poxa Tiné...suas postagens são um ahazoo e essa esta maravilhosa...toda vez qnd eu vou pra porto fico sempre ouvindo música olhando pro mar e sempre fico refletindo tudo que esta se passando na minha vida...isso pra mim é uma terapia!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. O mar... quão imenso é o mar... e a nossa lagoa tão pequenina, mas carregada de histórias das nossas vidas: do seus avós, minha e de seus tios e agora de vocês! Histórias da minha infância e da sua infância. Que lindo, filha, fiquei emocionada!
    E a letra "A"? como já dizia o grande Raul seixas: a letra A tem meu nome. Continue escrevendo pois você faz isso magnificamente. Sou sua fã!

    ResponderExcluir
  6. Mto lindo Lu, lembrei-me dos nossos momentos de felicidade. Eram realmente, mta paz.

    ResponderExcluir